ARTIGOS


O presente trabalho tem o objetivo de descrever o processo de elaboração e os resultados da aplicação da atividade “Filtro dos Sonhos: o desenho geométrico do amuleto indígena”, desenvolvida no projeto de extensão “Sem mais nem menos on-line”, da Universidade Federal de Alagoas. A atividade teve como finalidade construir o Filtro dos Sonhos por meio do desenho geométrico e explorar conteúdos matemáticos e aspectos da cultura indígena, proporcionando aos estudantes um momento descontraído
para aprender Matemática e despertando nos professores o desejo de desenvolver outras possibilidades para ensinar Matemática. Sua aplicação foi a 207 estudantes de 2 estados brasileiros do Ensino Fundamental - Anos Finais e Ensino Médio e os conteúdos matemáticos explorados foram noções

básicas da geometria plana, círculo, circunferência, polígonos inscritos e circunscritos à circunferência. Os resultados da aplicação refletem que a atividade alcançou seu objetivo, sendo um momento de descontração, trabalhando o desenho geométrico numa temática do cotidiano. Além disso, professores puderam ampliar o conhecimento de como ensinar Matemática com outras contextualizações. Esperamos que este trabalho desperte nos professores de Matemática a vontade de proporcionar aos seus estudantes novas formas de adquirir e aprofundar conhecimentos matemáticos, utilizando temas presentes no cotidiano deles e materiais didáticos como a atividade aqui descrita.

 

Para download clique no link:

https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/252918



Neste texto fazemos um relato de experiência da ação de formação continuada de professores de matemática, promovida pela versão on-line do projeto de extensão "Sem mais nem menos", da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A formação aconteceu por meio de webconferências em que os professores participantes discutiram temas e atividades de lives promovidas no Instagram do projeto. As lives eram voltadas para estudantes de ensino básico e, utilizando diferentes metodologias de ensino, abordaram a matemática no cotidiano por meio de atividades lúdicas. Nas webconferências, das quais participaram professores de diferentes estados do país, os docentes também relataram suas experiências ao acompanharem seus estudantes nas atividades. Com o objetivo de entender se a participação na formação contribuiu para o desenvolvimento profissional docente, impulsionando-os a utilizar diferentes metodologias de ensino para abordar a matemática no cotidiano, pediu-se que os docentes respondessem questionários, nos quais se percebeu que a motivação dos professores em participar dessa formação vem do desejo de aprender novas formas de ensino e contribuir para a aprendizagem de seus estudantes. A reflexão coletiva promovida pela participação nas webconferências proporcionou, segundo relato dos professores, uma melhor percepção da matemática no cotidiano e das diferentes formas de ensiná-la.

Para download clique no link:

https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1477


O objetivo deste artigo é descrever ações desenvolvidas pelo projeto de extensão da Universidade Federal de Alagoas “Sem mais nem menos on-line”, mais especificamente sobre a participação de professores de matemática da Educação Básica no projeto. Devido à pandemia da Covid-19, o projeto de extensão “Sem mais nem menos” que atua desde 2016 em escolas públicas de Alagoas reformulou o projeto para também contribuir com a formação continuada de professores, mas de uma forma diferenciada, colaborativa e on-line. A participação dos professores aconteceu em webconferências e um grupo de professores também acompanhou estudantes em atividades realizadas pela equipe do projeto por meio de lives no Instagram. Muitos estudantes e professores passaram a realizar suas atividades de forma remota e o projeto buscou aproximar a teoria, a prática e a realidade do professor, considerando também seus saberes experienciais. Nossas fontes para a escrita foram materiais coletados por e-mail e questionários preenchidos no Google Forms, além das vivências durante o projeto. Os professores, além de compartilharem e repensarem seus saberes, consideraram que houve mudanças na forma de pensar o ensino de matemática depois da participação no projeto, com destaque para um olhar mais atento em trabalhar a matemática de forma mais descontraída e envolvida com o cotidiano. O fato de o projeto ter beneficiado a prática docente nos fez entender que o projeto cumpriu um de seus objetivos que foi de proporcionar um espaço de formação continuada de professores de matemática
 

Para download clique no link:

 https://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/19141 



Esse artigo tem como objetivo apresentar ações do projeto de extensão Sem mais nem menos, do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas, na pesquisa em Ensino de Matemática, que resultaram na elaboração e aplicação de materiais didáticos, foi desenvolvida a atividade "Enfeites natalinos: construções matemáticas por meio de dobraduras" com a finalidade de explorar conteúdos matemáticos e trabalhar habilidades usando a arte de dobrar papel por meio da construção de uma árvore e de estrelas de Natal, proporcionando aos estudantes momentos descontraídos e interessantes para aprender matemática.

Para download clique no link:

https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4986#  


Esse artigo tem como objetivo apresentar ações do projeto de extensão Sem mais nem menos, do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas, na pesquisa em Ensino de Matemática, que resultaram na elaboração e aplicação de materiais didáticos, foi desenvolvida a atividade "Jogo da onça - estudando geometria em uma diversão indígena" que trabalha a geometria na cultura indígena, por meio de um jogo de tabuleiro denominado Jogo da onça, que estimula raciocínio lógico e contém diversas formas geométricas em seu tabuleiro, possibilitando trabalhar a geometria de forma lúdica e envolvendo o estudante no processo de aprendizagem, pelo viés da etnomatemática.

Para download clique no link: 

https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5082


Esse artigo tem como objetivo apresentar ações do projeto de extensão Sem mais nem menos, do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas, na pesquisa em Ensino de Matemática, que resultaram na elaboração e aplicação de materiais didáticos, foi desenvolvida a atividade "Dominó: a matemática e a estratégia", que trabalha a matemática presente nas peças do dominó e em estratégias desse jogo de tabuleiro.

Para download clique no link: 

https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5007

Esse artigo tem como objetivo apresentar ações do projeto de extensão Sem mais nem menos, do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas, na pesquisa em Ensino de Matemática, que resultaram na elaboração e aplicação de materiais didáticos, foi desenvolvida a atividade "Música: a matemática na nota musical Mi", que explora elementos matemáticos presentes na teoria musical.

Para download clique no link: 

https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5004

Esse artigo tem como objetivo apresentar ações do projeto de extensão Sem mais nem menos, do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas, na pesquisa em Ensino de Matemática, que resultaram na elaboração e aplicação de materiais didáticos que evidenciam a Matemática nas estações do ano.  


Para download clique no link:

https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/6273

O artigo Lives no instagram envolvendo Matemática no dia a dia: contribuições do projeto "Sem mais nem menos on-line" para estudantes e professores da Educação básica, publicado pela Revista Professor de Matemática Online (PMO), é fruto do nosso trabalho realizado em 2020. Esse artigo contém dados acerca da elaboração e aplicação de atividades elaboradas pelo projeto de extensão da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) "Sem mais nem menos", as quais foram adaptadas para serem apresentadas a estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, por meio de lives no Instagram e com acompanhamento de seus professores.

Para download clique no link:

https://pmo.sbm.org.br/

O artigo Produtos educacionais voltados para a matemática no dia a dia: "Geocampo" e "Matemática nas Profissões", publicado pela Revista Boletim Online de Educação Matemática, é fruto do nosso trabalho realizado em 2017 na Escola Municipal Padre Pinho localizada em Maceió-AL. Esse artigo contém dados acerca da elaboração e aplicação do jogo Geocampo e das atividades da Matemática nas profissões.

Para download clique no link:

https://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/11910

SEM MAIS NEM MENOS - UFAL 
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora